A Royal Dutch Shell anunciou na segunda-feira que venderia seus ativos na Bacia do Permian para a ConocoPhillips por US $ 9,5 bilhões em dinheiro, marcando a saída da empresa anglo-holandesa do US maior campo petrolífero, uma vez que mudou o foco para a energia de baixo carbono. Também marca a segunda grande aquisição da ConocoPhillips de ativos de xisto de Permian em um ano.
De acordo com a ConocoPhillips, a aquisição cobre cerca de 225.000 acres líquidos e mais de 600 milhas de infraestrutura associada. Isso aumentará o portfólio existente da empresa de 750.000 acres líquidos na região. Para ajudar a financiar o negócio, a ConocoPhillips aumentará suas metas de desinvestimento até 2023 de US $ 2 bilhões - US $ 3 bilhões para US $ 4 bilhões - US $ 5 bilhões.
Após a venda, os ativos da Shell no US será quase inteiramente localizado no Golfo do México offshore. A empresa vendeu seus ativos de gás na região dos Apalaches em 2020. No entanto, a Shell continuará investindo no US , especialmente no US Golfo, bem como energias renováveis e petroquímicas. o US deverá representar um terço dos gastos globais da Shell.