A Exxon Mobil Corp começará a medir e certificar as emissões da produção de gás natural de xisto em uma instalação no Novo México. O movimento veio em meio a um número crescente de investidores chamando produtores de energia para fornecer aos compradores dados de emissão. Outros produtores de xisto também começaram a oferecer dados de emissões verificados independentemente aos compradores. Bart Cahir, um vice-presidente sênior da Exxon, disse que a certificação ajudaria os compradores a alcançar seu objetivo para reduzir pegadas de carbono.
A Exxon disse que a empresa independente Miq concordou em certificar 200 MCFD de gás natural produzido na Exxon's Poker Lake Facilitals, no Novo México. A Exxon acrescentou que as avaliações do Miq estariam disponíveis para os clientes pelo quarto trimestre deste ano. A empresa acrescentou que a certificação poderia ser expandida para suas áreas de produção de xisto, incluindo Haynesville e Appalachia.
O movimento da Exxon veio depois que um fundo de hedge ativista levou três lugares no conselho da empresa. Este ano, a Exxon começará a divulgar seus dados de emissão de escopo 3, que cobre as emissões que resultam quando os clientes usam seus produtos, como gasolina, diesel e jato de combustível. A empresa também planeja reduzir as emissões de gases de efeito estufa de sua produção de petróleo e gás em 15-20% em 2025 versus Basines de 2016.