O Ministro da Indústria e Comércio do Vietnã, Nguyen Hong Dien, disse que o país começará a importar LNG em 2022, como parte de seus esforços para garantir a segurança energética e reduzir as emissões. Dien acrescentou que o LNG as importações cresceriam para 5 milhões de toneladas em 2025, 10 milhões de toneladas em 2030 e 15 milhões de toneladas em 2035. Ele observou que o Vietnã está trabalhando na construção de infraestrutura que permitirá LNG importações.
O governo vietnamita aprovou o Son My LNG projeto, o maior do país LNG para o projeto de energia. Dien disse que o governo também está examinando muitos outros projetos propostos por empresas internacionais. Ele adicionou isso LNG seria uma das soluções mais importantes para garantir a segurança energética do Vietnã em meio a um crescimento econômico robusto e esgotamento da produção doméstica de carvão, petróleo e gás.
O Vietnã também estabeleceu uma meta para impulsionar o desenvolvimento de recursos energéticos renováveis e sustentáveis domésticos. Isso estará de mãos dadas com o plano de redução de emissões do país. O país do Sudeste Asiático pretende reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em 9% ou 83,9 milhões de toneladas de CO 2 equivalentes até o final da década. O setor de energia deverá contribuir com 61,4% da redução total de cerca de 51,5 milhões de toneladas de CO 2 equivalentes. Enquanto isso, a redução restante deverá vir de outros setores, como mudanças no uso do solo e silvicultura (9,3 milhões de toneladas), tratamento de resíduos (9,1 milhões de toneladas), manufatura (7,2 milhões de toneladas) e agricultura (6,8 milhões de toneladas).